A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou o edital nº 09/2025 – Programa de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos que tem como objetivo incentivar a divulgação técnico-científica, apoiando publicações de natureza inédita nas diversas áreas do conhecimento. A ação integra a linha de atuação “Popularização da Ciência”, e reforça o compromisso da Fapema em democratizar o acesso ao conhecimento científico e valorizar a produção acadêmica maranhense.
As propostas podem ser submetidas até o dia 12 de julho, por professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa e desenvolvimento, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.
O edital prevê um investimento total de R$ 300 mil, recursos destinados exclusivamente para apoiar projetos que resultem na publicação de livros, coletâneas e catálogos científicos, fortalecendo a difusão do conhecimento produzido no estado.
“A publicação de livros científicos é uma forma de ampliar o impacto social da pesquisa, garantindo que o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa chegue à sociedade. Este edital reafirma nosso compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento e com a valorização da ciência feita no Maranhão”, destaca o presidente da Fapema, Nordman Wall.
Entre os critérios de avaliação, estão o alinhamento das propostas ao Plano Maranhão 2050 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O edital completo, com todos os critérios de participação, está disponível no site da Fapema.