Estudo publicado na revista The Lancet comprova os efeitos do Bolsa Família na saúde pública brasileira, com destaque para crianças e idosos entre 2004 e 2019
Fundação Perseu Abramo – Mais de 700 mil mortes e oito milhões de internações hospitalares foram evitadas no Brasil graças ao Bolsa Família, segundo estudo publicado nesta quinta-feira (29/5) na revista científica The Lancet Public Health. A análise, considerada a mais abrangente já realizada sobre o impacto do programa na saúde, examinou dados de 3.671 municípios, representando 87% da população brasileira, e apontou efeitos especialmente positivos entre crianças menores de cinco anos e idosos acima de 70 anos.
“O resultado mostra que políticas sociais são fundamentais para uma população mais saudável, com o Sistema Único de Assistência Social trabalhando de forma integrada ao SUS”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Fiocruz, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade de Barcelona, com modelagens de impacto até 2030.
Leia mais em Fundação Perseu Abramo