Uma luta de duas décadas liderada pela rádio comunitária Bacanga FM chega à Câmara Municipal de São Luís. A reivindicação é básica: a reforma da feira do Anjo da Guarda, um espaço insalubre e incômodo para os moradores e comerciantes.
Nessa quinta-feira, às 14h, o tema será debatido em uma audiência pública no poder legislativo da capital, resultado da pressão dos movimentos sociais da área Itaqui-Bacanga.
Além das cobranças através dos microfones da emissora Bacanga FM, lideranças do bairro já fizeram sucessivas reuniões nos órgãos públicos para reivindicar a reforma da feira.
“Os feirantes e a população do Anjo da Guarda e região merecem ter mais dignidade! A situação da feira não pode continuar assim”, enfatiza Luis Augusto Nascimento, diretor da rádio e uma das lideranças que mais vem lutando pela revitalização desse importante equipamento de trabalho e renda no bairro.
“E não é por falta de cobrança: em 2021, a comunidade já apresentou à Câmara Municipal um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas, relembrando que há mais de 20 anos o espaço não passa por uma reforma. E, em 2022, propomos o uso de royalties da mineração da Vale para essas melhorias. Já houve, inclusive, uma audiência no Anjo da Guarda para pedir essa reforma”, lembra Nascimento.