O Maranhão recebeu, nesta sexta-feira (14), 28.600 novas doses de vacinas CoronaVac, um dia após a chegada de 58.600 outras doses do imunizante no estado. As doses, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), serão para a continuação do esquema vacinal de pessoas com comorbidades, incluindo as gestantes e puérperas, e também pessoas com deficiência permanente em todo o estado.
“Nesta pauta de distribuição, já iniciamos o levantamento dos municípios que estão com necessidade para a complementação do esquema vacinal com a segunda dose. Acreditamos que a distribuição seja iniciada a partir desta segunda-feira, de forma que os municípios solicitantes deem continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19”, disse a chefe do Controle das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo.
Ao pousar em solo maranhense, a remessa foi encaminhada à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde será organizada para a distribuição aos municípios maranhenses.
Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.
Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 2.394.810 doses recebidas, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.170.950 doses da AstraZeneca e 42.120 doses da Pfizer.