A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) convida a categoria a participar de uma importante pesquisa internacional sobre violência online contra mulheres jornalistas, desenvolvida pela ONU Mulheres, Unesco e Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), no âmbito do programa ACT para Acabar com a Violência contra Mulheres e Meninas, financiado pela União Europeia.
O estudo, que dá continuidade à pesquisa histórica The Chilling (2020), busca compreender e enfrentar a crescente ameaça da violência de gênero facilitada pela tecnologia – uma realidade que tem atingido de forma grave e cotidiana as profissionais da imprensa.
A consulta é segura, anônima e leva cerca de 30 minutos para ser concluída. Está disponível em português e em outros idiomas: link em Português
A Fenaj pede que o link seja compartilhado apenas em redes seguras e de confiança, como grupos de jornalistas, sindicatos e coletivos profissionais, para preservar a segurança das participantes e a integridade das informações coletadas.
Esta ação integra os preparativos para o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas de 2025, que terá como foco a violência de gênero facilitada pela tecnologia.
A iniciativa tem parceria da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da Fenaj.
Categorias