Militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores no Maranhão realizaram sexta-feira (3 de oububro), na sede do Diretório Estadual, uma seção de diálogos sobre vários temas pertinentes à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que vai acontecer no período de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
A roda de conversa debateu educação ambiental, resíduos sólidos, recursos hídricos e saneamento, produção de alimentos saudáveis e a garantia dos territórios dos povos e comunidades tradicionais e originários como forma de assegurar os meios de produção da vida saudável no planeta.
O evento foi uma prévia do seminário “Meio ambiente e os desafios do PT”, a ser organizado pelo Setorial do Meio Ambiente, que está em processo de composição no partido.

Os participantes consensuraram a necessidade do fortalecimento da organização interna para sistematizar as ideias e propostas do partido sobre o tema e também levar o debate para os diretórios municipais, estendendo ao conjunto da sociedade a urgência de pautar o meio ambiente nos mais amplos espaços como escolas, igrejas, movimentos sociais e comunidades.
Participaram da roda de conversa Francimar Melo, Marcos Silva, Ed Wilson Araújo, José Ivo Sousa, Irilene Alcântara, Marco Aurélio do Amaral Santos, Zelia Albuquerque, Domingos Lopes da Silva Filho, Fabio Barbosa Pereira, Nonato Chocolate, Luiz Gonzaga Pinheiro II, Francisco Lisboa e Nonato Moraes.
Eles destacaram ainda a abertura do debate para a participação de todas as pessoas interessadas, principalmente as mulheres, como forma de garantir a pluralidade de vozes e gênero.