A Petrobras lançou nesta semana o programa de bolsas para produção de reportagens jornalísticas que tenham como tema ciência e diversidade. A Seleção Petrobras de Jornalismo, nome do programa, é uma iniciativa que irá apoiar financeiramente jornalistas de todo o país que produzirem reportagens nos formatos de áudio, texto e vídeo, desde que contemplem a temática e sejam selecionados.
Ao todo, 15 bolsas no valor de R$ 20 mil reais serão concedidas. O prazo para inscrição de propostas encerra no dia 11 de maio e a premiação será destinada aos finalistas aprovados por uma Comissão avaliadora especializada na temática.
Para incentivar a diversidade, o programa incentiva a participação de integrantes de grupos historicamente sub-representados, como mulheres, pessoas negras ou pardas, pessoas oriundas de povos indígenas, pessoas oriundas de comunidades tradicionais, pessoas do segmento LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
Podem se inscrever na seleção jornalistas que atuam em veículos de imprensa ou como freelancers, mas no ato da inscrição é necessário mostrar qual veículo irá publicar a reportagem completa, seja ela em qualquer um dos formatos.
O edital completo com mais informações sobre o prêmio está disponível neste link.