Categorias
notícia

3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável será realizada em São Luís

Após 13 anos, o Maranhão volta a realizar uma Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CDRSS), que acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês, na Fetaema, no bairro Araçagy.

A 3ª CDRSS é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). No estado, a Conferência conta ainda com o apoio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), executado pela SAF em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Para a realização da 3ª Conferência Estadual, foram mobilizados diversos territórios e municípios em etapas preparatórias que incluíram 11 Conferências Territoriais e 19 Conferências Municipais. Ao todo, mais de 185 municípios participaram, reunindo mais de 4.670 pessoas comprometidas com o fortalecimento da agricultura familiar como eixo estratégico para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. Nessas etapas, foram eleitos cerca de 300 delegados que participarão das discussões na Conferência Estadual, onde serão escolhidos 42 representantes do Maranhão para a Conferência Nacional, prevista para março de 2026.

O objetivo é construir uma agenda política estratégica capaz de responder aos desafios estruturais da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural. O lema da 3ª Conferência é “O Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”. A mobilização integra a retomada da agenda rural brasileira, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e da democracia no campo.

Segundo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a Conferência é um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva pela agricultura familiar e pelo desenvolvimento rural sustentável.“A Conferência representa um momento histórico de diálogo e construção coletiva. É a oportunidade de ouvir os trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças comunitárias e gestores públicos, para que possamos definir juntos os caminhos do desenvolvimento rural sustentável no Maranhão e no Brasil. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar e garantir dignidade e bem-viver para quem vive e produz no campo”, destacou o secretário.

A secretária adjunta da SAF e presidente do Cedrus, Marileide Costa, ressaltou a importância da participação das instituições nas etapas municipais e territoriais. A Conferência reunirá representantes do poder público estadual e municipal, organizações da sociedade civil, movimentos sociais do campo, instituições de pesquisa e extensão rural, e entidades de apoio e fomento, com o objetivo de fortalecer o diálogo e construir diretrizes conjuntas para o futuro do desenvolvimento rural sustentável e solidário no Estado.

“Estamos reforçando a relevância desse espaço de diálogo sobre um dos setores mais essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. Nesta semana, estivemos presentes em várias localidades e percebemos como os grupos estão envolvidos e engajados em prol da pauta rural e do desenvolvimento do campo. Vamos para a Conferência Estadual firmes e fortes, com a participação de diversos parceiros que vão somar na discussão por uma agricultura familiar cada vez mais ativa, participativa e geradora de riquezas”, afirmou Marileide Costa.

Programação

29/10

14h – Credenciamento

15h – Leitura do Regimento, Leitura e Aprovação do Regulamento da 3ª CEDRSS

15h30 – Mística de abertura com os movimentos do campo

16h – Abertura política da 3ª Conferência estadual de desenvolvimento rural sustentável e solidário do Maranhão 

30/10

8h – Mística de abertura dos trabalhos 

9h – Palestra Magna: O Brasil Rural – Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver (Dra. Patrícia Apolinário -Superintendente Nacional do MDA); mediador: Ricarte Almeida – Secretário Adjunto de Organização Produtiva da SAF.

10h – Formação dos grupos temáticos

11h às 12h – Início dos debates

13h30 – Plenária – Apresentação e aprovação das propostas dos grupos

14h30 – Eleição dos delegados para etapa nacional 

15h30 – Agradecimentos e mística de encerramento

Serviço

O quê: 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Quando: Dias 29 e 30 de outubro.

Onde: Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema) – Araçagy, São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *