Categorias
notícia

Reportagem do Blog do Ed Wilson sobre contaminação da areia em praia repercute na TV

Pelo menos quatro matérias em canais de TV aberta sediadas em São Luís, Maranhão, repercutiram a contaminação por agentes patogênicos na areia da praia do Olho d’Água, na capital maranhense.

As matérias na TV começaram a ser veiculadas após a reportagem especial publicada no Blog do Ed Wilson, em 25 de março de 2024.

O trabalho jornalístico deste blog revelou os resultados de uma pesquisa inédita do mestrado de Osmar Luís Silva Vasconcelos, com o título “Avaliação da contaminação microbiológica em praias de macromaré: uma proposição de metodologia”, sob orientação do professor doutor Jorge Luiz Silva Nunes, coordenador do Laboratório de Organismos Aquáticos do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA.

Até então, o noticiário sobre poluição na praia estava limitada apenas aos indicadores da água superficial (praia de banho), sem mencionar a contaminação da areia e da água intersticial.

Osmar Vasconcelos analisou o material coletado na praia do Olho d’Água. Os resultados apresentam contaminação por Escherichia coli, Enterococcus spp. e Vibrio spp., com indicadores até 22 mil vezes maiores que os parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)

Veja aqui o texto completo do Blog do Ed Wilson

Após a publicação da reportagem, as emissoras de TV começaram a repercutir a descoberta.

Clique nos links e veja abaixo as matérias de TV já publicadas:

https://globoplay.globo.com/v/12476094/

https://globoplay.globo.com/v/12475145/

https://www.youtube.com/live/5I5NPt9eDHk?si=DNtz3GwNbMOytcYt

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2024/03/29/areia-das-praias-de-sao-luis-esta-poluida-apontam-pesquisadores.ghtmlhttp://www.suacidade.com/noticias/sao-luis/estudo-aponta-contaminacao-por-bacteria-na-areia-das-praias-de-sao-luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.