Categorias
notícia

Escuta Ciência, 8º episódio: discografia da cultura popular com José Raimundo Rodrigues

Clique AQUI para ouvir

O programa recebeu o jornalista e radialista José Raimundo Rodrigues. Ele apresentou a sua mais recente produção de três livros-catálogo sobre a discografia de brincadeiras junina e carnavalesca do Maranhão.

As obras apresentam uma vasta lista dos discos de vinil e CDs gravados por grupos de bumba-meu-boi nos seus sotaques de orquestra, baixada, ilha, zabumba e costa de mão.

Os registros apontam também a discografia de escolas de samba, blocos afro, blodos tradicionais, bandas, músicos maranhenses e de tambor de mina.

Entre os discos estão ainda as produções dos festivais de toadas de bumba-meu-boi.

Todo o acervo físico em vinil e CD é particular e ainda não está digitalizado, necessitando de transposição para salvaguardar a memória de um importante capítulo da cultura popular do Maranhão.

José Raimundo Rodrigues é graduado em Jornalismo pela Universidade Ceuma, cursa Pós-Graduação em Gestão da Cultura Maranhense, pela Escola de Governo. É autor de três livros sobre a discografia em vinil e CD das brincadeiras de bumba meu boi, de artistas maranhenses e de outras manifestações culturais.

Atualmente, apresenta programas culturais nas rádios FM Difusora News e Timbira.

Produz e apresenta também o Maranhão TV, há 40 anos no ar, veiculado na TV Guará canal 23 e na TV Alternativa canal 19.1, sempre aos domingos, em diferentes horários.

Escuta Ciência é um programa de divulgação científica que tem o objetivo de popularizar trabalhos acadêmicos ou da cultura popular. A produção tem apoio da Apruma Seção Sindical e é fruto da Oficina de Divulgação Científica realizada durante a greve dos docentes e técnicos administrativos da UFMA, no primeiro semestre de 2024.

O programa tem produção e apresentação dos professores Carlos Agostinho Couto e Ed Wilson Araújo. Os trabalhos técnicos são de Jorge Sousa.

2 respostas em “Escuta Ciência, 8º episódio: discografia da cultura popular com José Raimundo Rodrigues”

Excelente o trabalho de vocês!
Parabéns Ede Wilson!
Parabéns José Raimundo!
Parabéns Mhario Lincoln!
Vivas as nossas tradições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.