Categorias
notícia

Alexandra Nícolas na temporada junina em São Luís

Cantora lançou o single Xaxarimbó e tem mais duas apresentações hoje e sábado

São Luís, MA – A cantora maranhense Alexandra Nícolas retornou ao Brasil para uma temporada memorável de shows durante o período mais festivo no Maranhão, o São João.

Nessa sexta-feira (28), às 22h, ela faz show no Arraial do Ipem.

Cheia de energia e esbanjando amor pela cultura maranhense e nordestina, Alexandra estreou na temporada junina ludovicense no palco da praça Maria Aragão, onde apresentou pela primeira vez o single “Xaxarimbó”, que tem composição de Betto Pereira e Gilberto Mineiro.

Radicada no Canadá há cinco anos, Alexandra trouxe de volta suas raízes e lançou “Xaxarimbó”, uma vibrante mistura de xaxado e carimbó, aos olhos de maranhenses e turistas encantados.

O show de estreia foi um sucesso, com um público entusiasmado que lotou a praça e transformou a noite em uma verdadeira celebração de ritmos e cultura. A performance tem a direção musical assinada por Jesiel Bives, que também assumiu os arranjos e teclados. A banda que acompanha Alexandra é composta por Edinho Bastos na guitarra, Darc Brandão na percussão, Davi Júnior no baixo, Ronald Nascimento na bateria e Eliésio do Acordeon.

“Voltar a São Luís para lançar o Xaxarimbó é como voltar para o coração da minha música. Cada nota, cada ritmo tem um pedacinho do Maranhão,” declarou Alexandra Nícolas, emocionada com a recepção calorosa do público.

 Agenda de shows

Para quem perdeu o primeiro show de Alexandra na terra natal, a artista ainda terá mais shows na temporada junina, em outros arraiais da cidade. Confira a agenda dos próximos shows:

28/06, sexta, 22h: Arraial do Ipem

29/06, sábado, 20h: Arraial da Trupe (Radional)

Sobre Alexandra Nícolas

Alexandra Nicolas nasceu em São Luís (MA) e carrega em seu canto a força feminina, dada a influência da mãe, da avó e da tia que a criaram. O prenúncio da carreira promissora começou aos 12 anos de idade, em rodas de samba da família festeira, que sempre a apoiou na escolha pela arte e pelo fazer musical. Durante a carreira, Alexandra lançou 2 álbuns : “Festejos” e “Feita de pimenta”. Agora, lança o quarto single, “Xaxarimbó”.

Dedicada à pesquisa, a intérprete também auxiliou nos estudos que levaram ao reconhecimento do gênero musical “Forró” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil e da Humanidade, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, em 2021. Atualmente, ela responde como coordenadora estadual do Fórum Nacional do Forró de Raiz. No Canadá, recentemente, Alexandra Nícolas tomou conta da cena forrozeira, fazendo apresentações em casas de shows com bilheteria esgotada. Diante de tanto sucesso, foi convidada a se apresentar no Festival Brasileiro do Canadá, em Toronto.

Em 2024, a cantora maranhense iniciou um trabalho de pesquisa sobre os forrozeiros residentes no Canadá, tendo sido convidada a proferir uma palestra na Universidade de Montreal, no Quebec, sobre o “Forró como Patrimônio Imaterial do Brasil”. A expectativa de Alexandra Nícolas é ampliar o dialogo sobre a preservação e a difusão do forró em âmbito global. Ela se prepara para realizar o maior Festival Internacional de Forró no Canadá, em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.