Prepare-se para uma celebração mágica que irá te transportar para o coração do Maranhão! Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o Centro de Artesanato de Barreirinhas se tornará o palco de uma experiência única no 1º Festival Rei Buriti. O evento é a materialização do encanto do buriti, uma árvore icônica do Maranhão que é reverenciada há gerações por artesãs locais.
O buriti, um ícone do Maranhão, é uma matéria-prima versátil que serve de base para uma variedade de produtos, desde pratos tradicionais e doces deliciosos até a criação de peças de artesanato únicas, como bolsas, sandálias, colares e chapéus.
O festival tem como objetivo principal fomentar o turismo e impulsionar a economia local, destacando a riqueza cultural e econômica que o buriti representa, além de também ser um convite à reflexão dos convidados sobre a importância da preservação dos buritizais e sua biodiversidade e principalmente sobre as pessoas e comunidades que abrigam o fruto e tiram dele seu sustento.
A programação do festival é diversificada, incluindo música ao vivo, desfiles de modelos vestindo peças feitas à mão, exibição de documentários que exploram a importância do buriti, exposições artísticas, oficinas de gastronomia e artesanato, rodas de conversa com especialistas e a oportunidade de adquirir comidas típicas, doces tradicionais e artesanato local diretamente das mãos talentosas das artesãs.
O 1º Festival Rei Buriti é uma iniciativa das artesãs do Centro de Artesanato de Barreirinhas em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas, Agerp, IFMA, Sebrae, Superintendência Estadual de Turismo e Instância de Governança Lençóis.
SOBRE O FESTIVAL
Data: 26, 27 e 28 de outubro.
Local: Centro de Artesanato de Barreirinhas.
Programação:
– Música ao vivo, desfiles, documentários, rodas de conversa, comercialização de produtos locais.
– Oficinas artesanais: retirada da fibra e cozimento da fibra do buriti.
– Tintura da fibra do buriti, como tecer a rede de buriti e como tecer o mamucabo.
– Confecção de produtos de fibra de buriti produzidos com a técnica do crochê.
– Oficinas gastronômicas: massa artesanal de buriti, doces e compotas.
– Exposição permanente dos alunos IFMA e dos alunos das escolas municipais.
– Roda de Conversa: uso sustentável do buriti.
– Palestra: acesso ao mercado do artesanato.
– Exposição permanente: mostra de documentários e vídeos sobre o buriti.
– Exposição permanente de venda de suco e derivados do buriti.
Uma resposta em “1º Festival Rei Buriti celebra a economia local de Barreirinhas”
palmeira mãe e rainha
assim como o babaçu
mataste a fome minha
nos brejos de turiaçu!
quando mata se tinha