Categorias
notícia

Apruma promove debate sobre Educação com Virgínia Fontes

Fonte: Site da Apruma

Nesta quinta-feira (25/05), a Apruma – Seção Sindical promoverá um debate com a profª Drª Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense. O tema do evento será “A conjuntura brasileira e os desafios para as/os trabalhadoras/es da Educação” e acontecerá às 17h, no auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência do Campus do Bacanga.

Virgínia Fontes

Historiadora, com mestrado na UFF (1985) e doutorado em Filosofia – Université de Paris X, Nanterre (1992). Atua na Pós-Graduação em História da UFF. Integra o Niep-Marx – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo.

Coordena o Grupo de Trabalho e Orientação-GTO (www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br). Trabalhou na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV, onde também coordenou e participa de curso de Especialização.

Em atuação conjunta entre Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP, a EPSJV e o Ministério da Saúde, coordenou coletivamente e atuou no mestrado profissional “Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais”. Principais áreas de atuação: Teoria e Filosofia da História, Epistemologia, História do Brasil República, História Contemporânea.

Autora de Reflexões Impertinentes (2005), de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010), co-autora de Hegemonia Burguesa na Educação Pública (EPSJV, 2018) e de inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Integra diversos conselhos editoriais no país e no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.