Categorias
notícia

Itapecuru! Governo Coroba investe em várias ações em favor das mulheres

Imagem destacada / Campanhas em respeito à luta das mulheres / Foto: divulgação

Nos últimos anos, o Brasil teve um enorme retrocesso na efetivação de políticas públicas destinadas às mulheres. Mas tivemos exceções no país. No município maranhense de Itapecuru Mirim, o cenário foi outro.

Em pouco mais de dois anos, a gestão de Benedito Coroba vem desenvolvendo um conjunto de ações em favor das mulheres.

Em Itapecuru, houve um reforço na política de segurança, apoio psicossocial, campanhas educativas, projetos que estimulam a viabilização de negócios, auxílio financeiro e capacitação técnica.

Esse município maranhense possui uma pasta exclusiva para a Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, dirigida pela administradora Deyse Chaves, com atuação destacada.

Combate à violência

O município de Itapecuru hoje está entre os poucos do Maranhão que possuem uma viatura para a Patrulha Maria da Penha.

As políticas de gênero avançam no município com um Núcleo de Apoio Psicossocial específico para atender mulheres vítimas de violência doméstica, com a prerrogativa de encaminhar as agredidas aos órgãos competentes.

Hoje, em Itapecuru, há uma rede de apoio municipal, que envolve órgãos como a Defensoria Pública, o Fórum de Justiça local e CRAS/CREAS (Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Trabalho e renda

O Maranhão, a exemplo do Brasil, possui a maior quantidade de lares chefiados por mulheres. Neste aspecto, Itapecuru vai além das políticas de segurança e executa ainda o projeto Mulher Empreendedora, para estímulo aos pequenos negócios das empreendedoras que buscam autonomia econômica, recebendo incentivos, cursos, capacitações e participando de feiras.

Outro programa do governo Coroba, Mulheres Guardiãs, em parceria com o Governo estadual, proporciona auxílio financeiro mensal e capacitação técnica às mulheres da cidade.

Recentemente, no dia 23 de março, foi oferecido um curso de estética (designer de sobrancelhas), capacitando 30 mulheres.

Educação e festas

Este mês, Itapecuru mobilizou a população para o “Março Mulher”, com ampla programação, muito além do tradicional 8 de março.

Prefeitura mobilizando a sociedade em favor das mulheres

Houve blitz educativa pelas ruas do município, com “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, conscientizando a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.

Além do internacional 8 de março, o 15 de março é o Dia da Mulher Itapecuruense. Nesta data municipal, entre as várias atividades, houve uma grande passeata na cidade, com a participação do prefeito Coroba e falas em defesa das mulheres, por inclusão, direitos e combate às diferentes formas de violência doméstica.

Deyse Chaves (esquerda) junto com o prefeito Coroba, em atividade do 15 de Março

No final desse mesmo dia 15 houve outro evento, em praça pública, com sorteio de brindes, televisão, bicicleta, microondas e geladeira, encerrando com um show de Paulinha Barbosa.

E, mesmo durante o Carnaval, a Prefeitura promoveu uma campanha paralela contra o assédio, com o tema “Mané é mané. Homem que é homem respeita a mulher”. Mudança de cultura, sobretudo, de violência, exige prioridade do poder público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.