Categorias
notícia

Lula: “A Petrobrás é um patrimônio deste país e não apenas dos acionistas”

Em entrevista à Band FM, o presidente Lula defende que a empresa retome os investimentos para garantir a soberania energética do país. E volta a denunciar a absurda política de juros do Banco Central

Fonte: Site do PT / Imagem destacada / Lula: “Só vamos ter o controle da Petrobrás em abril. Aí, vamos discutir com mais seriedade o papel dela no desenvolvimento econômico” (Foto: Ricardo Stuckert)

– Lula defendeu, em entrevista ao programa O É da Coisa, da Band FM, na noite de quinta-feira (2), uma Petrobrás comprometida não só com o pagamento de dividendos a acionistas, mas também com investimentos que garantam a soberania energética do país. O presidente também voltou a denunciar a política de juros altos do Banco Central.

Na conversa com o jornalista Reinaldo Azevedo, Lula criticou o fato de a Petrobrás ter distribuído R$ 215 bilhões para acionistas no ano passado enquanto cortou drasticamente os investimentos em pesquisa e no futuro da própria empresa. 

“A Petrobrás é uma indústria de energia e tem que fazer investimento para que possa, cada vez mais, descobrir novas coisas. Ela precisa investir em etanol e biodiesel de segunda geração, em hidrogênio verde. A Petrobrás é um patrimônio deste país e não apenas dos acionistas”, defendeu o presidente. 

Ele explicou que, como acionista majoritário da estatal, o governo vai mudar o direcionamento da empresa, que nos últimos anos, além de cortar os investimentos, passou a vender seus ativos, como a empresa de distribuição BR, refinarias e gasodutos.

“A Petrobrás não é uma empresa para vender seus ativos como está vendendo. E, se ela não tivesse investido em pesquisa, não teríamos descoberto o pré-sal. Nós temos que pensar a Petrobrás como empresa, mas também como uma indústria de interesse estratégico do Brasil. A gente, jamais, vai querer que a Petrobrás tenha prejuízo, mas a Petrobrás tem que fazer investimento, se não ela fica uma empresa ultrapassada”, alertou.

Outra preocupação do presidente é com a política de preços da empresa, que fez com que o brasileiro pagasse cada vez mais caro pelos combustíveis e pelo gás de cozinha. Mas, para realizar essa mudança, é preciso concluir o processo de formação da nova diretoria e do novo conselho da empresa, o que só deve ocorrer em abril.

“Você está lembrado que eu disse que vamos abrasileirar o preço do petróleo. É que fizeram uma mudança nas empresas estatais que, para indicar os diretores e o conselho, leva tempo. Nós só vamos ter o controle da Petrobrás em abril. Aí nós vamos discutir com mais seriedade o papel da Petrobrás no desenvolvimento econômico deste país”, anunciou.

Juros altos não têm justificativa

Em outro momento da entrevista, Lula voltou a alertar para a ameaça ao crescimento do país representado pela altíssima taxa de juros praticada pelo Banco Central, que faz o Brasil ter hoje a maior taxa de juros real do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.