Categorias
notícia

Atenção integral à infância: Itapecuru dá exemplo!

O nome é Espaço da Criança. Está sendo inaugurado nesta sexta-feira, 3 de março, no município maranhense de Itapecuru-Mirim. É uma obra da prefeitura, da gestão de Benedito Coroba.

O objetivo do prefeito é reunir todas as políticas públicas voltadas para a Infância, num só lugar. Ele diz que, em Itapecuru, o município quer cumprir a Constituição Federal. “Ela determina que a criança tem que ser prioridade absoluta”, resume Coroba.

Quadro grave

Além da pobreza estrutural que castiga o Maranhão, há décadas, o estado reúne ainda os mais perversos indicadores socioeconômicos relacionados à situação da infância e da adolescência.

Entre os dados mais recentes, divulgados mês passado, está a pesquisa “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que revela: 93,9% das crianças no Maranhão vivem em situação de pobreza. O vizinho Piauí tem 94%. Ambos são os estados em pior situação no país.

Outro indicador negativo é do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2022, o estado foi o segundo do Brasil com o maior número de internações de bebês desnutridos (280) no total, ficando atrás apenas da Bahia (480). São dados que envolvem uma diversidade de situações de negligência por parte de políticas públicas de municípios e do estado, envolvendo problemas como trabalho infantil. A maior taxa de trabalho infantil doméstico do Nordeste é a maranhense, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

E cerca de 21% das mulheres grávidas no Maranhão são adolescentes, ou seja, pessoas com menos de 18 anos. Em Zé Doca, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Viana e Codó, o percentual chega a quase 30% das grávidas.

Coroba na prefeitura

Foi em meio a esse quadro de tragédia social, que repete o ciclo de pobreza maranhense a cada geração, que o município de Itapecuru-Mirim decidiu cumprir com ênfase a determinação da Constituição Federal.

Espaço da Criança cumpre determinação constitucional

O Espaço da Criança será um local de atenção integral à criança e de execução de ações de assistência social, saúde e educação, em cumprimento à garantia de direitos das crianças e adolescentes da cidade.

A obra possui 900 metros quadrados de área construída e 1.100 metros quadrados de área total para oferecer atendimento nas áreas de Pediatria, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Odontopediatria, Educação Inclusiva e Psicopedagogia, além de oficinas socioeducativas, recreação e até sede própria para órgãos como Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros.

Equipes multidisciplinares vão atuar na atenção à infância no Espaço da Criança

“É um espaço para promover a felicidade das crianças de Itapecuru. Toda criança precisa de amor, de carinho, de atenção e nosso governo precisa expressar isso”, declarou em entrevista a um podcast local o prefeito Benedito Coroba.

Ex-promotor de Justiça do Maranhão, Coroba conhece a realidade social do Maranhão e afirma que sempre sonhou com o que define como “materialização” do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

5 respostas em “Atenção integral à infância: Itapecuru dá exemplo!”

Parabéns ao prefeito, a administração e toda comunidade Itapecuruense, por este espaço da criança. Espero que tenham um excelente projeto também de execução dos serviços a serem desenvolvidos nesta comunidade. Pensando em executar ações da área social, educacional e da saúde, penso que não pode faltar profissionais como: fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, neuropediatra, odontopediatra, nutricionista, psicólogo, assistente social e pedagogo, para atender a demanda das crianças nestas áreas tão importantes para o seu desenvolvimento.

Sou filha de Itapecuru e estou morando em outro Estado,quero parabenizar o Prefeito Coroba por mais este projeto,com certeza vai beneficiar muitas crianças e adolescentes carentes de nosso município , que Jesus abençoe grandemente o Prefeitoe e lhe dê sabedoria para continuar realizando sonhos da nossa querida Itapecuru

Fico feliz por seu trabalho,as nossas crianças Itapecuruense estava precisando.
Parabéns por seu trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.