Categorias
notícia

Festival Guarnicê de Cinema 2023 abre inscrições

A edição 46 do Festival Guarnicê de Cinema está com inscrições abertas até 11 de fevereiro por meio do site guarnice.ufma.br.  O quarto mais longevo festival de cinema do Brasil será realizado novamente em formato híbrido, com exibições presenciais em São Luís e on-line pelo aplicativo CineGuarnicê e pelo site guarnice.ufma.br. Nesta edição, o festival será promovido entre os dias 9 e 16 de junho, no âmbito do São João maranhense, um dos mais tradicionais do país.

Cineastas de todo o país podem concorrer nas mostras competitivas nacionais de filmes de longa e curta-metragem. Realizadores ibero-americanos e de países de língua portuguesa também podem participar, desde que os filmes sejam falados, dublados ou legendados em português. As mostras competitivas maranhenses são de videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário, além de longa e curta-metragem. 

O Guarnicê aceita produções finalizadas a partir de junho de 2022  e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do festival. A inscrição é gratuita.

Entre os prêmios ofertados estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que receberá R$20 mil, e o de melhor curta nacional, que será premiado com R$10 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destinará dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Outros detalhes sobre a premiação, assim como todas as informações do Guarnicê, podem ser encontrados no regulamento do festival.

A programação do festival abrange exibições de mostras competitivas e paralelas e ações formativas diversificadas, como oficinas, palestras, workshops, além do seminário Ciência Cine Guarnicê. Todas as atividades são gratuitas.

Confira o edital na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.