Categorias
notícia

São Luís recebe edição 2022 do “Festival Internacional de Compositoras Sonora”

Shows serão nesta quinta e sexta, no Centro Histórico, a partir das 17h30. Entre as atrações estão as cantoras Andréa Frazão, Didã, Klicia, Luma Pietra e outras

Um dos festivais mais aguardados do ano marca novamente presença na capital maranhense. Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro, a Ilha do Amor terá mais uma edição especial do “Festival internacional de Compositoras Sonora São Luís”, que mostrará ao público maranhense os talentos e vozes maravilhosas das multiartistas que encantam todo o Brasil.

A nova edição será no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, na Rua Rio Branco, no Centro Histórico de São Luís, a partir das 17h, com atrações selecionadas a partir do edital Sonora, com curadoria feita pelas artistas Deh Mussulini, Camila Reis e Luciana Simões.

Na programação dos shows, se apresentam: no dia 8 (quinta-feira), as cantoras Cris Campos Sereia, Geoh Nolasco, Klicia e Andréa Frazão; já no dia 9 (sexta-feira), sobem ao palco a dupla Priscila Carvalho e Angelica Melo, seguida pelas cantoras Nicole Santos, Didã e Luma Pietra.

Os ingressos para a programação do Festival Internacional de Compositoras Sonora São Luís já estão à venda e podem ser adquiridos no Instagram do festival @sonoraslz (https://www.instagram.com/sonoraslz/) por R$ 10,00 (por dia). Mais informações pelo telefone (98 988650810 – Valda Lino).

Para mais informações sobre o festival e suas edições em todo o país, acesse: https://www.instagram.com/sonorafestivalinternacional/.

Sonora – Festival Internacional de Compositoras

Considerada uma rede internacional de festivais, o “Festival internacional de Compositoras Sonora” foi criado no Brasil com o objetivo principal de mostrar e incentivar a força da mulher compositora – o projeto surgiu a partir da hashtag #mulherescriando, iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras.

Em São Luís, o Sonora ocorre desde 2016 – sendo o primeiro palco autoral para diversas compositoras da nova geração da música maranhense. O Sonora visa a criação de um lugar de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, como também um espaço de reflexão coletiva e formação que promova o debate sobre o espaço da mulher no mercado fonográfico atual e o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros, indo da MPB à música instrumental, do indie ao samba, entre outros estilos.

O ano de 2022 marca o retorno do “Festival internacional de Compositoras Sonora” em formato presencial por todo o Brasil. Nos anos anteriores, o festival alcançou dezenas de cidades brasileiras e territórios internacionais: 21 cidades e 6 países em 2016; 40 cidades e 8 países em 2017; e 74 cidades e 16 países em 2018.

Curadoria do Sonora São Luís 2022

Para a edição 2022 do Sonora em São Luís, foi montada uma equipe de artistas nacionais renomadas para avaliar as compositoras inscritas no evento.

Entre as curadoras, está a compositora, violonista e cantora belo-horizontina, Deh Muss, que idealizou e trabalha em diversos projetos feministas na música, como: o Coletivo ANA, com quem lançou disco em 2014; criou a hashtag #mulherescriando que culminou no Coletivo Mulheres Criando, que ganhou o Prêmio Profissionais da Música 2018; o Sonora Festival Internacional de Compositoras, da qual é diretora geral e idealizadora e conquistou o Prêmio Profissionais da Música 2021; além de ser uma das apresentadoras da Coletiva “Coluna Lugar de Mulher”.

Também compondo a curadoria estão as maranhenses Camila Reis e Luciana Simões. Camila Reis é artista popular que se expressa principalmente na música e na literatura, participa de diversas manifestações da cultura popular maranhense e faz parte do grupo Laborarte. Em 2018, lançou o álbum “Preta Velha”, é autora de três livros e segue produzindo com lançamento de singles, apresentações de shows e produção de eventos.

Já Luciana Simões é artista na banda Criolina, ativista cultural e criadora e gestora do festival BR 135, que é realizado em São Luís há 8 anos, sempre ocupando com arte o Centro da capital maranhense. Co-criadora de ferramentas de pressão política como Observatório da Cultura do Maranhão e da Liga da Cultura, foi curadora do Prêmio Natura 2018 e do Porto Musical 2020.

Serviço

O quê: “Festival internacional de Compositoras Sonora São Luís 2022”;

Quando: nesta quinta (8) e sexta (9), a partir das 17h30 – ingressos por R$ 10, no Instagram Oficial da Edição São Luís do Sonora (@sonoraslz);

Onde: Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, na Rua Rio Branco, no Centro Histórico de São Luís;

Contato: Gustavo Sampaio (98) 999682033 – Assessoria de Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.