Categorias
notícia

Claudio Lima inaugura exposição Pássaras de Upaon-Açu

Projeto é fruto de suas andanças de bicicleta e caiaque pelos rincões da cidade, florestas e fragmentos de matas, ouvindo e vendo cantos de aves que registrou em traços e cores.

Outubro chega com a revoada de cores que o artista visual, designer e cantor Claudio Lima apresenta na exposição Pássaras de Upaon-Açu, reunião de 30 ilustrações de pássaras que reproduziu inspirado em suas andanças pelo Araçagy nos últimos dois anos.

A mostra será aberta na terça-feira, 18, na Galeria Hum, São Francisco. Na oportunidade haverá também o lançamento das Camisetas Bichas: pipira azul, guatapará (veado mateiro), sapa cururu e guará.

“Desejei conhecer as cantoras pássaras dos arredores da minha morada. O mesmo ar que respiro é o delas. Identificar seus cantos foi um exercício que começou como curiosidade, desenvolveu-se em uma obsessão aguda e tornou-se crônica com o deslumbramento diário”, escreve Claudio Lima sobre Pássaras de Upaon-Açu, que contempla ainda um catálogo com imagens e textos sobre as aves que inventariou.

O projeto abrange uma pesquisa em que o artista reúne o talento para o desenho ao seu dom da voz e da escuta, que ele denomina de seu olhar-audição. Além da exposição, a pesquisa resultou em um catálogo a ser lançado em uma segunda etapa, ainda neste ano.

Ao lado de cada criação, em honra da ancestralidade tupi das pássaras, Claudio Lima registra em destaque o nome com o qual cada uma é conhecida pelos povos indígenas, seguido do nome popular. “Optei por não usar o nome colonial”, diz o artista, que garante conhecer cada pássara pelo timbre, canto, formas e cores.

Portal para a beleza

Foi pedalando pela zona rural nos arredores da Praia da Raposa e explorando de caiaque as águas ao redor da ilha que ele atravessou uma espécie de portal, sem barulho de buzinas, só o canto de todas as pássaras. “Aprendi que as corruíras têm um canto complexo e que cada indivíduo tem seu próprio canto. Aprendi que todas as pássaras cantam; umas mais, outras menos. Mas todas cantam”, afirma.

A ideia do projeto começou a se desenhar na cabeça de Claudio Lima com o canto do pitiguari, que ganhou uma narrativa especial no projeto. E foi seguindo com a pipira vermelha, corruíra, juruviara, cambacica, juriti, suindara, siricora, guriatã, piriguará, bebeô e araçari, dentre tantas outras, numa passarinhada que vive solta pela ilha de São Luís do Maranhão e muitas vezes nem é percebida.

O nome Pássaras é dedicado ao canto da fêmea do pitiguari, que deu ao artista uma aula de interseccionalidade. “O canto dela tem mais variação melódica e é mais longo que o canto do macho”, explica.

Para as ilustrações que integram a exposição Pássaras de Upaon-Açu, Claudio Lima usou caneta hidrográfica com digitalização, vetorização e pintura digital. A impressão é em fine art, com tinta pigmentada (não desbota) em papel canson fosco. Todas as peças têm formato 30 x 30 cm.

Após a inauguração a exposição permanece em cartaz na Galeria Hum, aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e sábado, das 9h as 13h.

SERVIÇO

O que: Exposição Pássaras de Upaon-Açu, de Claudio Lima

Quando: Abertura terça, 18/10, às 18h. até 29 de outubro

Onde: Galeria Hum (Rua 1, 167 – São Francisco)

Uma resposta em “Claudio Lima inaugura exposição Pássaras de Upaon-Açu”

hipocrisia sem arte
arte sem hipocrisia

só mesmo a arte
me faz suportar
nosso desastre
de ver que votar
nesses trastes
é se enganar
bem me fazes
disso me livrar
ò deusa-arte
em teu sublimar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.