Categorias
notícia

Terapeuta corporal lança livro sobre bons hábitos para vida saudável

Lançamento acontece no Colégio Dom Bosco, nesta sexta, dia 19, data em que o Espaço Amélia Reis, dirigido pela escritora, comemora 31 anos de atividades

“Vida Ativa – orientações para um corpo saudável”, de Amélia Reis (foto: Marcio Vasconcelos), reúne sugestões de práticas corporais que melhoram a saúde e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades.

Segundo o mestre em educação, neurocoaching e escritor Cid Marques, autor da orelha do livro, a obra de Amélia Reis é escrita com esmerado carinho pelo cuidar do outro e inspirado por uma experiência própria extremamente humanista. “Vida Ativa está repleto de ricas dicas de como o somático pode ajudar o psicológico e de como uma mente sã pode influir positivamente na saúde física”.

Para Marise Piedade, doutora em educação, que assina o prefácio, o livro contribuirá, sobretudo, para o desenvolvimento de profissionais na área da educação física e da terapêutica corporal, além de pessoas da terceira idade, a quem Amélia Reis tem se dirigido nos últimos cinco anos, numa experiência inovadora e de longo alcance.

O lançamento do livro de estreia de Amélia Reis é também uma forma que a terapeuta e pedagoga encontrou para celebrar mais de trinta anos de atividades na área de trabalho corporal em São Luís.

“Estou muito feliz, primeiro porque realizei um grande sonho, segundo porque  consegui reunir nesse trabalho um pouco das minhas experiências pessoais e profissionais ao longo de todos esses anos. E por último, porque esse livro vai poder ajudar muito gente a lidar com suas dores ou livrar-se delas”, afirma a escritora.

Além das orientações da terapeuta, Vida Ativa traz em suas páginas 30 imagens do fotógrafo Márcio Vasconcelos, autor de vários projetos premiados nacionalmente. Seu trabalho mais recente, Bumba meu boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, está entre os vencedores do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

A obra inova graficamente trazendo vinte e cinco ilustrações coloridas produzidas pelo webdesigner Claudio Lima, que também assina o projeto gráfico do trabalho. Cantor e compositor, Cláudio tem três álbuns lançados, entre eles Cada mesa é um palco (2006) e Rosa dos Ventos (2017).

Perfil

Amélia Reis é terapeuta corporal com formação nos métodos Pilates, Ivaldo Bertazzo Reeducação do Movimento e Ginástica Holística, este último na França, em 2009, a professora Maria Amélia Araújo Reis tem especialização em didática de nível superior (Pedagogia e Educação Física), Equilibração Corporal e Psicomotrocidade.

Professora da Universidade da Terceira Idade (Uniti), entre 1999 e 2012, Amélia Reis realiza trabalho clínico de terapia corporal há 23 anos. Foi professora de Educação Física do Estado e professora de Psicomotricidade do Instituto Educacional Mater Dei para crianças de 1 a 9 anos durante 10 anos.

Ensinou ainda a disciplina Atividade Física para Terceira Idade no curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de fazer palestras e vivências para pessoas de terceira idade e workshops de trabalho de consciência corporal para empresas e instituições.

Em 2007, ampliou sua área de atuação como terapeuta, criando o Studio Amélia Reis, que associou o método Pilates a outras técnicas corporais.   Membro da Associação Brasileira de Ginástica Holística, a profissional maranhense põe em prática uma visão que considera o equilíbrio do corpo como uma extensão do equilíbrio como um todo.

Em 2013, o Studio transformou-se em Espaço Amélia Reis (Rua dos Abacateiros, Edifício Rio Anil nº, salas 1 e 2 – térreo), aumentando sua área física e adquirindo equipamentos modernos. A linha de ação do trabalho no EAR privilegia um conceito que acredita no movimento consciente como pressuposto básico da transformação do corpo. Além de aulas do método Pilates, o espaço realiza trabalhos de ginástica holística e reeducação do movimento.

Vida Ativa – Orientações para um corpo saudável
Lançamento do livro de Amélia Reis
Dia 19 de agosto, às 19h30
Colégio Dom Bosco (hall de entrada)
Avenida Coronel Colares Moreira 443 – Jardim Renascença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.