O livro “Nas Águas da Resistência, Recontamos Nossas Histórias” traz memórias que marcam os 10 anos de caminhada da Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão. A obra contém textos elaborados por tecedores e tecedoras dos territórios que compõem a Teia no Maranhão, bem como de aliados e aliadas que estiveram juntos na construção, trazendo memórias e experiências de momentos distintos.
A articulação da Teia reúne povos originários, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, sertanejos, camponeses, pescadores artesanais, o Moquibom (Movimento Quilombola do Maranhão), o MIQCB (Movimento interestadual de quebradeiras de coco babaçu), o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a CPT (Comissão Pastoral da Terra), o NERA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Questões Agrárias – UFMA), o CPP (Conselho Pastoral de Pesca).
A articulação nasceu diante da necessidade de enfrentar a opressão das expulsões da terra, das exigências de pagamento de foro, as humilhações de toda a ordem dos senhores e jagunços, a inércia proposital do Estado em garantir segurança territorial e de vida aos povos do campo. A possibilidade de uma atuação conjunta se fortaleceu com o sentimento da importância da construção de espaços autônomos e seguros de afirmação de modos de vida (alicerçados nos conhecimentos legados pelos povos ancestrais sobre a terra, os seres, a partilha) e da necessidade de potencializar ações políticas para este fim.
O livro será doado para os povos e comunidades e vendido para outras pessoas no valor de R$ 15 no local do lançamento. Após o lançamento, ficará disponível na sede do Cimi Regional Maranhão.
O que: Lançamento do livro “Nas Águas da Resistência, Recontamos Nossas Histórias”
Quem: Cimi e Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão
Quando: 20 de julho 2022, às15h30.
Onde: Auditório Mário Meireles, na Universidade Federal do Maranhão.