Conbras 2020: mulheres abordam temas contemporâneos da Comunicação

O Conbras 2020 (Congresso Brasileiro do Secretariado Executivo e Chefes de Gabinete: Desafios do Século 21), após uma pausa de dois anos devido a pandemia, retorna nos dias 8 e 9 de junho. Trabalhos desenvolvidos por mulheres terão destaque na atividade que acontece com o apoio da OAB/MA. 

Do total de 13 palestras, 11 terão a presença de mulheres com temáticas variadas. Entre elas, destaque para os painéis que envolvem a Comunicação como “A imagem profissional na era digital – ser e parecer ser”, com Regina Rafihi; “Comunicação em contextos culturais diferentes no século XXI”, por Isabel Amaral; “Gestão de crise de imagem”, por Andrea Pessoa; “Desperte o poder que há em você: autogestão”, por Rita Mamede; e o talk show “Saia Arroxada: o dia a dia das instituições”, conduzido pela jornalista e empreendedora Yndara Vasques, entre outras. 

Será um encontro para compartilhar e aprimorar crescimento exponencial, desenvolvimento pessoal, alternativas que incentivam pessoas a saírem da zona de conforto profissional e pessoal. O congresso é direcionado a chefes de gabinete, secretários executivos, assessores de diversas áreas, assistentes, técnicos, professores, acadêmicos, administradores, empresários, servidores públicos, consultores e assessores virtuais

O talk show “Saia Arroxada, o dia a dia das instituições”, primeira palestra presencial do congresso, será conduzido pela jornalista e empreendedora Yndara Vasques, com a participação das chefias de gabinete de instituições como OAB/MA e Seplan, Serjana Vale de  Andrade Costa e Iranilde Protázio, e com a expertise no secretariado, com Ilzenir Ribeiro. De acordo com a jornalista, que tem experiência como comunicadora, gerente de projetos de Comunicação Integrada, facilitadora de Oficinas de Comunicação Comunitária, profissional ciente do papel social da Comunicação e de longe flertando com a temática sobre Constelações Sistêmicas, será uma mediação que provoque e incentive, em cada participante, a inquietação humanista de maneira leve, desafiadora e inovadora. 

“Acredito que para gerir pessoas e processos dentro dos gabinetes das mais diversas instituições (no caso delas a OAB/MA e o Governo do Estado do Maranhão, ambas com obrigações de garantir direitos fundamentais aos cidadãos) com culturas organizacionais variadas, essencial é agregar sensibilidade e qualificação. É preciso compreender profundamente contextos: o seu e daqueles que buscam os serviços. É preciso ter clareza sobre o seu pertencimento na organização, qual o seu lugar na hierarquia e disseminar equilíbrio entre dar e receber”, afirmou a mediadora do painel e jornalista Yndara Vasques. 

Comunicação em foco

Entre elas, destaque para os painéis que envolvem a Comunicação como “A imagem profissional na Era Digital – ser e parecer ser”, com Regina Rafihi. Ela é Relações Públicas e Cerimonialista, membro fundadora do CNCP (Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo e da ABCLE (Associação Brasileira dos Cerimoniais Legislativos) entre outras atividades que desenvolve. 

Falando sobre a Comunicação em contextos culturais diferentes no século XXI, Isabel Amaral, que é  mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP-UL) e coordenadora de uma Pós-graduação na Coimbra Business School (ISCAC), sendo frequentemente convidada para dar aulas em universidades portuguesas e estrangeiras. Como especialista em protocolo, imagem e comunicação intercultural, assegurou cursos, formações, seminários e conferências em Portugal, Angola, Argentina, Áustria, Brasil, Bélgica, Cabo Verde, Espanha, França, Hungria, Itália, Namíbia, Paraguai, Países Baixos, Reino Unido e República Popular da China.

O tema “Gestão de crise de imagem” será  abordado pela jornalista Andrea Pessoa, pós- graduada em Administração, palestrante de âmbito nacional e docente com ampla experiência na área pública, tendo assessorado a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Procuradoria-Geral do MPT (PRT 6a Região), a Escola do Tribunal de Contas de PE. No Poder Legislativo, trabalhou na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Outra palestrante de destaque é Rita Mamede, que vai abordar “Desperte o poder que há em você : autogestão”. Ela é empresária, escritora, palestrante com diversas especializações na área de desenvolvimento humano pelo Master Practitioner em Programação Neurolinguística – INAP – Instituto de Neurolinguística Aplicada. Sua experiência no mundo corporativo, dirigindo uma empresa familiar do ramo de granito para exportação e apaixonada por multiculturas, levou a viver, estudou e trabalhou por diversos anos na Ásia e Oriente Médio. Com culturas tão diferenciadas  e com desafios diários impostos por essas culturas, se tornou uma expert em se reinventar. 

De um total de 13 palestras com cerca de 20 profissionais envolvidos, nove são do Maranhão, outros nacionais de Alagoas, Pernambuco, Roraima, Distrito Federal e Piauí, além dos 03 internacionais Portugal e Paraguai. A presença de gestores maranhenses com atuação em áreas desafiadoras como a da Saúde devido a pandemia será abordada no painel “Gestão em alta voltagem” com a participação do ex-secretário de Saúde do Governo do Estado, Carlos Lula; e da Prefeitura de São Luís, Joel Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.