Categorias
notícia

Apruma cobra solução para o transporte de passageiros pelo ferry boat

Nota de denúncia sobre a situação do transporte de passageiros realizado
da Ponta da Espera ao Terminal do Cujupe através dos Ferry Boats

Fonte: Site da Apruma

A Diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional manifesta preocupação com a situação caótica do transporte de passageiros realizado da Ponta da Espera ao Terminal do Cujupe através dos Ferry Boats. Esta é a principal via de ligação entre São Luís e os municípios da baixada e do litoral ocidental maranhense.

É inadmissível que apenas duas ou três embarcações estejam fazendo o translado de passageiros no trecho supracitado, o que demonstra o descaso e a extrema falta de respeito das empresas concessionárias, do Governo do Estado e sua Agência de Mobilidade Urbana (MOB) com milhares de pessoas que diariamente precisam se deslocar da ilha para o interior e vice-versa. Tal realidade compromete os serviços das empresas de transporte alternativo, prejudica a população que necessita de atendimento médico na capital e causa transtornos a centenas de trabalhadores que prestam serviços semanais em cidades da baixada maranhense, a exemplo, dentre outros, de alunos, servidores e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A Diretoria da APRUMA vem cobrar um posicionamento da Administração Superior da UFMA junto às autoridades competentes em virtude dos alunos e servidores do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologias (CCHNST), Campus de Pinheiro, serem afetados diretamente com tal situação. Para, além disso, se faz necessário que o Governo do Estado reveja os contratos com as concessionárias, com possibilidade, inclusive, da abertura de edital de licitação para que outras empresas possam concorrer. É urgente que o serviço de transporte de passageiros entre a Ponta da Espera e o Cujupe seja prestado com qualidade e segurança aos seus milhares de usuários, evitando atrasos, lotações e grandes filas.

Pelo exposto, nos solidarizamos com todos aqueles que necessitam se locomover através dos ferry boats ao interior do Maranhão e em direção à ilha de São Luís, principalmente os estudantes e docentes da UFMA

São Luís, 18 de maio de 2022

Diretoria da APRUMA – Seção Sindical

Gestão 2022-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.