Categorias
notícia

Festival BR 135 abre temporada 2022 com o Conecta Música

Ações do Programa de Aceleração de Carreiras do principal festival de música maranhense acontecem em abril e maio; dez bandas locais foram selecionadas

A edição 2022 do Conecta Música selecionou 10 bandas/artistas maranhenses para seu programa de aceleração de carreiras, patrocinado por Natura Musical: Alkalines, BIOdz, Camila Reis, Dicy, Fuega, Yann Kaminski, Luma Pietra, Nathalia Ferro (foto destacada), Pamela Maranhão e Pantera Black. Cada selecionado receberá mentoria de carreira e gravará um single com produtores profissionais e reconhecidos nacionalmente, além de registro audiovisual e fotográfico.

Três curadores convidados escolheram as melhores propostas, dentre as mais de 80 inscritas: Marcelo Damaso (Festival Serasgum/PA), representando a Amazônia legal; Ana Morena, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes e representante do Nordeste com o Festival do Sol/RN); e Marta Crioula (Festival Satélite de Brasília), especialista na curadoria de sons periféricos.

O registro audiovisual será realizado pela equipe dos cineastas Tássia Duhr, Sunday James e Lucas Sá e o ensaio fotográfico leva a assinatura de Laila Razzo. Os singles e vídeos dos artistas e bandas selecionados serão lançados divulgados pelas redes sociais do festival e nas plataformas digitais de música e audiovisual. Veja cronograma abaixo.

Esta é a segunda edição do Conecta Música nesse formato. Nos anos anteriores, o projeto contemplou, dentre outros artistas, Afrôs, Butantan, Hugo Gugs, Regiane Araujo, The Caldo de Cana e Pantera Black.

O Conecta Música é uma realização do Festival BR135, iniciativa da dupla Criolina, Alê Muniz e Luciana Simões, que integra o Fórum Amazônia Legal, voltado à valorização de artistas, produtores e eventos da região.

“O BR135 2022 terá eventos desenvolvidos de maio a dezembro e a nossa primeira ação é o Conecta Música. O DNA do projeto é colocar os artistas locais no mapa da nossa música, isso está em primeiro plano, para que o Brasil possa conhecer os artistas da cena local”, afirma Alê Muniz.

“Neste ano, a novidade é a mentoria de carreira, que orientará as bandas a lidar com o mercado fonográfico por meio de aulas online. Vamos formar uma turma com representantes desses grupos para que eles conheçam a realidade desse mercado. O foco é ajudar a acelerar carreiras”, completa Luciana Simões.

O Conecta Música 2022 foi selecionado pelo programa Natura Musical por meio do Edital 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal, Kunumi MC, Rico Dalasam. Ao longo de 16 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 140 Projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares.

Além do pacote de aceleração de carreira aos contemplados, o Conecta Música 2022 terá lives abertas com artistas e produtores nacionais, para ampliar o debate sobre temas como gestão de carreiras, panoramas da música brasileira, conteúdos online, shows e bookers, assessoria de imprensa, políticas públicas, gênero, censura, cultura popular, negritude, feminismo, rentabilidade e monetização, distribuição e direitos autorais, futuro e tecnologia, saúde e solidariedade, música e saúde mental, dentre outros.

SERVIÇO

Conecta Música 2022

Projeto do Festival BR 135

Patrocínio – Natura Musical

Artistas/Grupos selecionados: Alkalines, BIOdz, Camila Reis, Dicy, Fuega, Yann Kaminski, Luma Pietra, Nathalia Ferro, Pamela Maranhão e Pantera Black

Cronograma das atividades:

Produção dos singles – já começaram e vão até o dia 17 de maio

Mentoria (online, às 19h30) – Abril (dias 19, 20, 26 e 27); maio (04, 11, 17 e 18)

Registro audiovisual – 01, 2 e 3 de maio

Fotos – 27, 28 e 29 de maio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.