Categorias
notícia

NPC lança catálogo digital de filmes de movimentos sindicais e populares do Brasil

Desde 2006, o Núcleo Piratininga de Comunicação vem reunindo produções audiovisuais que retratam as mais diversas lutas

Fonte: Brasil de Fato | Porto Alegre | 22 de Fevereiro de 2022

O filme Caminhando para o Céu, de Airton Centeno e Carlos Carmo, retrata a caminhada de 800 Sem Terra rumo à fazenda Estância do Céu, na cidade gaúcha de São Gabriel, durante o inverno de 2003 – Reprodução

“Eu não tinha noção da complexidade de gente fazendo vídeos pelo país”, confessa Leon Diniz, um dos mais antigos integrante do NPC e responsável por cuidar do acervo de filmes, que agora está disponível digitalmente no portal do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

Desde 2006, o NPC vem reunindo produções audiovisuais que retratam as mais diversas lutas, sejam elas questões agrárias, étnicas, do mundo do trabalho, de gênero e das favelas. Esse material é fruto das andanças de Claudia Santiago e Vito Giannotti pelo Brasil, através das formações ministradas a sindicatos ou movimentos sociais.

Em seu acervo físico, o Núcleo Piratininga de Comunicação possui quase 500 filmes em DVD. Anteriormente, o NPC lançou um catálogo impresso reunindo 336 películas. “As pessoas pegavam o catálogo e às vezes iam ao Núcleo tomar emprestado o vídeo, ou a gente indicava onde estava. Havia também uma preocupação de indicar formas de usar estes vídeos, por exemplo, um filme produzido pelo Movimento Sem Terra pode ser utilizado em aulas de Geografia, História e Biologia”, comenta Leon.

Leia tudo e veja os vídeos aqui

Imagem destacada / O filme Caminhando para o Céu, de Airton Centeno e Carlos Carmo, retrata a caminhada de 800 Sem Terra rumo à fazenda Estância do Céu, na cidade gaúcha de São Gabriel, durante o inverno de 2003 – Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.