Categorias
notícia

Show em Pedreiras vai homenagear João do Vale no dia em que comemoraria 88 anos

O cantor, compositor e poeta João do Vale será homenageado nesta segunda-feira (11), no dia em que comemoraria 88 anos. A programação, promovida pelo Governo do Estado, acontece em Pedreiras com a apresentação de artistas da cidade, com oficinas de teatro, show musical e sarau poético. O evento será realizado no Parque João do Vale, equipamento estadual recentemente inaugurado na cidade de Pedreiras.

Na programação está prevista a realização de show e sarau poético, a partir das 18h, com a participação de artistas locais. O repertório será composto por releituras de sucessos, como Carcará, Na Asa do Vento, Peba na Pimenta, Pisa na Fulô e muito mais. A ideia é celebrar a rica obra musical de um dos maiores compositores brasileiro. Pela manhã e tarde, a atriz Jaqueline Lemos comanda a oficina de teatro “Mente sã, corpo são”.

O Parque João do Vale é um centro cultural com diversas atrações. Possui um memorial em homenagem ao cantor, biblioteca, escola de música, 4 praças temáticas, brinquedos interativos, restaurante, auditório, academia ao ar livre, quadras esportivas e um Centro de Referência da Juventude do Médio Mearim.

Nascido na cidade de Pedreiras em 1933, João do Vale compôs músicas que marcaram a canção popular brasileira. 

Evento será realizado no Parque João do Vale (Foto: Divulgação)

Participou do show Opinião em 1964, considerado um dos espetáculos mais importantes na música popular brasileira. Dele participou ao lado de Zé Kéti e Nara Leão, tornando-se conhecido principalmente pelo sucesso de sua música Carcará, a mais marcante do espetáculo, que lançou Maria Bethânia como cantora.

Em 1982 gravou seu segundo disco, ao lado de Chico Buarque, que, no ano anterior, havia produzido o LP João do Vale convida, com participações de Nara Leão, Tom Jobim, Gonzaguinha e Zé Ramalho. Em 1994, Chico Buarque voltou a reverenciar o amigo, reunindo artistas para gravar o disco João Batista do Vale, prêmio Sharp de melhor disco regional.

João do Vale faleceu em São Luís no dia 06 de dezembro de 1996.

Uma resposta em “Show em Pedreiras vai homenagear João do Vale no dia em que comemoraria 88 anos”

mais do que homenagem eventual
este bardo tem de ser é vivenciado
no dia a dia com sua poesia imortal
por sua gente para além do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.