Categorias
notícia

O legado de Paulo Freire em 6 documentários

Fonte: Site do MST

Para celebrar o Centenário do pensador, realizamos uma seleção de produções audiovisuais diversas sobre o seu legado

Por Bárbara Vida

A Jornada do Centenário Paulo Freire, realizada durante todo o ano de 2021 pelo MST, é comum encontrar diversos materiais que mostram a pluralidade do Patrono da Educação brasileira, uma vez que sua obra convida a pensar e incidir em uma prática educativa plural e igualitária.

E para instigar ainda mais a reflexão, compreensão e ação, selecionamos 8 obras audiovisuais que dão um panorama deste legado. Entre os filmes, temos o curta-metragem “As 40 Horas de Angicos” (1963), documentário sobre a campanha de alfabetização de jovens e adultos sistematizada por Paulo Freire. Sugerimos também o “Glossário Audiovisual do Educador Paulo Freire”, onde é possível encontrar entrevistas em vídeo com o educador sobre os mais diversos temas. Há também biografias, seja o documentário “Paulo Freire – Contemporâneo” (2006), e a série documental “Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire”.

Entre as dicas estão também um curso online “Paulo Freire: Educador do Povo (2021)” realizado pelo Centro de Formação Paulo Freire – Assentamento Normandia (MST-PE), entre outros filmes e séries. Confira abaixo a lista e sugira nos comentários outros filmes, ou séries sobre Paulo Freire!

Acesse os documentários aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.