Categorias
notícia

Rádio brasileiro dá importante passo rumo ao digital

Reportagem e fotos: Lucio Haeser

Fonte: Radiolab

A radiodifusão brasileira começa a entrar em uma nova era a partir da próxima segunda-feira (21/09/2020). Um transmissor de rádio digital desenvolvido e fabricado em Porto Alegre pela BT Transmitters chega ao Parque do Rodeador, em Brasília, para ser conectado a uma das enormes antenas da Rádio Nacional da Amazônia (veja foto). O equipamento é o primeiro para emissão de rádio digital fabricado no Brasil e será testado em caráter experimental e científico.

Confira o vídeo com áudio do teste DRM em onda curta:

Fazem parte da iniciativa a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Será utilizado o sistema DRM (Digital Radio Mondiale), criado por emissoras como BBC, Voice of America, Radio France, a japonesa NHK e muitas outras em todos os continentes. Portanto, é um sistema mundial, e não europeu como muitos insistem em dizer.

A Rádio Nacional da Amazônia transmite de Brasília especialmente para a Região Norte do Brasil. O sinal é captado em todas as regiões e em outros países, mas o foco, como o nome diz, é a Amazônia. Lá vivem cerca de 7 milhões de ribeirinhos e indígenas que hoje estão distantes de qualquer outro meio de comunicação. As distâncias são gigantescas e em muitos locais não há cobertura de celular ou internet. A emissão da RNA é feita no antigo sistema de ondas curtas, que atinge longas distâncias, mas isso não é problema para quem tem na Nacional da Amazônia a sua principal, e em muitos casos, única fonte de informação.

A emissora transmite desde 1977 e tem raízes sólidas. Em 2017, raios danificaram a subestação de energia que alimenta seus transmissores, tirando-a do ar por alguns meses. As reclamações chegavam aos borbotões na sede da rádio. Caciques e líderes ribeirinhos redigiram um manifesto exigindo empenho para o seu retorno ao ar. Foram tomadas soluções provisórias, com o uso de geradores para emissões só em algumas horas por dia, até que, finalmente, em 2020, o sinal foi restabelecido.

A Nacional da Amazônia, as Nacional do Rio e de Brasília e as rádios MEC são administradas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ligada ao governo federal. No mês passado, a EBC realizou licitação para a compra, entre outros, de dois transmissores de ondas curtas para a Amazônia, equipamentos esses que devem estar preparados para a entrada do Brasil na era do rádio digital. No caso das ondas curtas, o único sistema digital existente é o DRM.

Antes que esses transmissores sejam efetivamente comprados e entrem em operação, divulgamos em primeira mão, na semana passada, a construção do transmissor a ser testado em caráter experimental e científico, usando a antena e o áudio da Nacional da Amazônia. É preciso abrir parênteses para lembrar que a TV aberta brasileira iniciou seu processo de digitalização em 2007. Uma pergunta que deve ser feita é: por que o rádio ainda não foi digitalizado no Brasil?

O rádio digital em ondas curtas para a Amazônia seguramente vai garantir um novo patamar para as comunicações na Região Norte. A programação da Nacional é ao mesmo tempo popular e educativa. Leva informações de serviço muito importantes aos cidadãos, e não “somente” aos milhões de ribeirinhos, mas a toda a comunidade. Com a adoção do rádio digital, acabará um dos grandes problemas existentes hoje. A má qualidade de som que é observada em alguns momentos devido a condições atmosféricas que afetam a propagação dos sinais. O DRM transmite em onda curta com qualidade similar a uma emissora FM local.

Além disso, mais do que som, o novo sistema oferece a possibilidade de transmissão de imagens e texto. Ou seja, enquanto está escutando uma música, o ouvinte pode conferir as últimas manchetes, resultados do futebol, avisos de utilidade pública, previsão do tempo e qualquer outra informação que se deseje incluir. Também o DRM permite que em uma mesma frequência sejam oferecidas três ou quatro programações diferentes. Uma delas pode estar totalmente dedicada a aulas via rádio, movimento que ressurgiu em muitas emissoras Brasil afora durante a pandemia de coronavírus.

Outro aspecto relevante é a economia de energia que será obtida com a transmissão digital. Para alcançar a mesma área, é necessário menos da metade da potência exigida no sistema analógico, ou até bem menos que isso. Estudos ainda estão sendo feitos para verificar o percentual exato de economia.

Além das ondas curtas, todas as faixas de frequência da radiodifusão são atendidas pelo DRM, inclusive emissoras de baixa potência, como as rádios comunitárias em FM.

O sistema DRM vem sendo testado e adotado em diversos países de todos os continentes. É uma opção importantíssima para a transmissão de informações sem necessidade de estar atrelado à infraestrutura de internet e sem custo para o receptor. Vai da antena do emissor direto para a antena do cidadão, de graça.

“Não coloque todos os ovos na mesma cesta.” O tradicional provérbio da economia se aplica a diversas outras áreas humanas. Uma delas é a comunicação. Os incríveis avanços que a internet trouxe nos últimos 25 anos em quase todas as atividades fazem muitos pensarem que ela é a solução para tudo. No entanto, por ser uma intrincada rede de conexões por cabos, satélites, antenas e gigantescas instalações de infraestrutura, ela apresenta alguns pontos de vulnerabilidade. Sem falar que sempre é um produto pago.

Seria inteligente abandonar um tipo de transmissão gratuito e praticamente universal? Não por apego ao passado, mas por ser uma alternativa necessária a garantir a transmissão de informações. É fundamental manter alternativas de comunicação de qualidade, evoluídas e confiáveis.

Trata-se, no momento, apenas de um teste específico para a Amazônia, região ainda grande usuária das gratuitas ondas curtas, onde o rádio comercial, a telefonia (paga) e a internet (paga) não chegam. DRM tem mais alternativas além do broadcasting. EAD é uma delas, pois, além do som, carrega imagens. É uma tecnologia promissora e que deve ser melhor considerada. Grande economia de energia é só um exemplo. Em crise sempre estivemos, a atual é a mais grave, claro, mas não é por isso que os avanços devem deixar de ser testados. Principalmente um que seja fora da internet.

Imagem destacada: Transmissor de 2,5 kW em ondas curtas no sistema DRM chega ao Parque do Rodeador, em Brasília

16 respostas em “Rádio brasileiro dá importante passo rumo ao digital”

Mas será que a potência e alcance do sinal desse sistema em ondas curtas aumenta e tem maior alcance? E as interferências no AM ondas médias e ondas curtas também, será que o novo sinal tira essas interferências? Me lembro que em ondas curtas e ondas médias pegava muito bem no litoral, na praia, e em regiões rurais, o som nas ondas curtas quando o sinal da rádio era forte, era bem limpo quase um FM.Hoje em dia no centro da cidade aqui onde moro, tem muitas interferências e as AMs por causa disso migraram todas pra FM, não tem mais AM onde moro, só FM.Hoje eu escuto rádio pelo aplicativo no celular ou tablet , no tablet eu espelho na smart tv e fica legal. Também tem um aplicativo de radio muito bom na minha smart tv que baixei nela.

Eu sou fã de AM, mas o futuro é a migração para FM. Ainda não sei como ficará a potência e o alcance do rádio digital, mas é bastante provável que tenha menos interferência. Vou enviar teu comentário para o engenheiro Fernando Moraes. Ele saca bem desse assunto.

Limpo tudo bem, mas “quase um FM” é exagero, porque as normas para radiodifusão com modulação de amplitude em ondas curtas são ainda mais restritivas que as que regem as AMs de ondas médias. A resposta de frequência na faixa nas AMs de ondas curtas não pode passar de 3 kHz, enquanto as AMs de ondas médias alcançam os 10 kHz e as FMs estéreo, que operam na faixa VHF, chegam aos 15 kHz.

Certamente as transmissões digitais em ondas curtas proporcionarão um ganho não apenas na imunidade a interferências, mas também na resposta de frequência. Por isso o autor fala em “qualidade similar a uma FM local”.

E como foram os testes? E passado mais de doze meses gostaria de obter mais informações sobre o assunto. E quanto custaria um receptor para o sistema DRM no Brasil? Grato.

Sou radioamador, nos últimos anos tenho presenciado uma propagação das ondas eletromagnética muito ruim, será que vai interferir nas digitais? Vamos torcer para baixar de preço os rádios digitais, onde pagamos três vezes mais que um radio analógico.

Creio que não haverá interferência e breve os preços dos equipamentos deverão baixar. Veja o que aconteceu com o aparelho celular: ficou muito acessível.

Não só pelo saudosismo, mas também pelo alcance o AM tem sim que ser modernizado e o DRM seria uma saída mais plausível no momento.Lá fora já existem rádios que abrangem diversos países com suas transmissões em DRM.No momento o que está pesando é o valor dos receptores que no Brasil passam dos dois mil reais.

Meu amigo a mais de 20 anos vem falando que vai estalar sistema Rádio digital no brasil até hoje 2024 não saiu do papel,vou morrer e não vou ver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.