Categorias
notícia

Corpo de Bombeiros realiza combate às queimadas no Maranhão

O município de Mirador foi o ponto focal de ação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), para combate e prevenção de queimadas. Neste sábado (15), foi realizado o Dia D de Combate às Queimadas, com participação de todas as unidades da corporação atuando no território maranhense. Equipes da capital e interior reforçaram o trabalho em Mirador, na área de reserva afetada. A ação integra as atividades da campanha Maranhão Sem Queimadas, promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). 

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, que coordena a ação em Mirador, explica o cenário propício para ocorrência de queimadas. “Após a estação chuvosa, no segundo semestre ocorre a estiagem no Estado. Nesse momento, temos baixa umidade do ar e altas temperaturas, que favorecem o surgimento de focos de queimadas, seja por ação do homem ou natural. Com essa operação, que já estava em andamento e neste Dia D é intensificada, pretendemos combater esses focos e reduzir danos materiais e ao meio ambiente”, destaca o coronel. Balsas é outra região monitorada, onde foi identificado indícios de foco de fogo.

Em reforço à ação em Mirador, equipes da capital e unidades operacionais, a exemplo da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM), da cidade de Trizidela do Vale, foram deslocadas à reserva atingida, onde montaram base avançada. Participam dos trabalhos do Dia D, equipes de 23 unidades operacionais do CBMMA, destacadas estrategicamente no território maranhense. 

A estrutura de apoio conta com grupamentos de combate a incêndio, treinadas e equipadas com viaturas, caminhões de combate a incêndio tipo Auto Bomba Tanques (ABTs), veículos de ação rápida e de reforço a este tipo de ocorrência. Os CBMMA executa, ainda, medidas de ataque direto aos focos, como abafamento e isolamento de material combustível. Este ano foram atendidas mais de 500 ocorrências dessa natureza. 

São produzidas campanhas preventivas, presencial e online, além de treinamentos com a comunidade. Serão desenvolvidas cartilhas específicas sobre o tema para os municípios de Mirador, Balsas, Imperatriz, Grajaú, Barra do Corda e Codó. Seminários, palestras de sensibilização e cursos de capacitação também serão organizados nas regiões. As atividades do Dia D vão até 15 de agosto.

Campanha

Por ocasião da campanha Maranhão Sem Queimadas, foi implantado comitê de crise, que conta com sala de situação e monitoramento, composta por setores estratégicos de cada órgão. O espaço funciona na sede da Sema, desde junho, início das atividades da campanha.

Ainda neste mês de agosto, 200 brigadistas serão treinados e capacitados para atuarem nas ações de prevenção e combate às queimadas no Estado. A campanha envolve ainda equipes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e prossegue até o final do período de estiagem no Maranhão. 

Avanços

Está em execução o plano de reaparelhamento e modernização das unidades operacionais do CBMMA, com a entrega de mais de 1000 materiais operacionais de combate a incêndios e de proteção individual.

No período foram adquiridos novos caminhões de combate a incêndio ‘Auto Bomba Tanque’, caminhonetes e outros veículos de apoio, fruto de parceria Governo do Estado e Vale. Está prevista a entrega de mais 12 caminhonetes ao longo do ano, para reforço das unidades no combate a queimadas e incêndios.

Texto e foto / Agência de Notícias / Secap / Governo do Maranhão

Uma resposta em “Corpo de Bombeiros realiza combate às queimadas no Maranhão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.