No Maranhão, Federação de Umbanda suspende atividades em prevenção ao covid19

Medida visa evitar aglomeração de pessoas nos terreiros com o objetivo de preservar a saúde dos praticantes das religiões de matriz africana. “Na atual situação é de extrema importância que tenhamos cuidados e sigamos os protocolos da saúde, pensando na proteção de toda a população maranhense”, diz a nota.

Veja abaixo o comunicado da Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Maranhão.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Maranhão, dentro da sua legitimidade, vem informar e esclarecer aos Pais, Mães, Filhos, Filhas de Santo, Zeladores, Babalaorixá, Ialorixá, associados(as) da federação que devido a pandemia mundial causado pelo CORONAVÍRUS estão  suspensos todas as atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como as festividades em homenagens e toques com tambores nos terreiros de mina, umbanda, candomblé, terecô e pajelança, seguindo as recomendações estas da Organização Mundial de Saúde e o decreto do governador do Estado do Maranhão, na qual nos orienta que seja evitando a propagação do novo coronavírus, Covid 19, por meio da aglomeração de pessoas, o que sempre acontece nos nossos espaços sagrados em dias de tambores e outras atividades.

Na atual situação é de extrema importância que tenhamos cuidados e sigamos os protocolos da saúde, pensando na proteção de toda a população maranhense e o povo de santo, visando o cuidado com as nossas crianças, matriarcas, patriarcas, filhos, filhas, netos, netas, sobrinhas, sobrinhos e comunidade de matriz africana e afro-brasileira, aproveitamos para seguir as orientações.

Sempre lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, usar máscara quando necessário.

São Luís 19 março 2020

Bine Gomes Abinokő

Presidente da Federação de Umbanda do Maranhão.

2 comentários em “No Maranhão, Federação de Umbanda suspende atividades em prevenção ao covid19”

  1. Parabéns, nota 10 – 10 não ,1.000 – à Federação que mostra profundo respeito não ós aos seus adeptos como a todas as pessoas. Tanto mais elogiável ´o gesto quanto mais é cotejado com algumas outras denominações “religiosas” – entre aspas, sim, porque de religiosas tem muito pouco ou nada – que fazem exatamente o contrário, mais preocupadas com seu faturamento do que com a vida e bem-estar das pessoas Minha solidariedade e reconhecimento à umbanda maranhense e seus dirigente. Se me permitem, já que de longe, um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *