Categorias
notícia

Musical recupera a Era de Ouro do rádio brasileiro

Fonte: Blog do Chico Santana

Uma trupe de Brasília se lançou no desafio de transportar para o teatro um pouco do que foi a chamada era de ouro do rádio no espetáculo “No tempo de Noel Rosa, o musical”. Quando o ator Gilson Montblanc, que pessoalmente teve experiências em rádio comunitária, decidiu escrever o roteiro, tomou por base a biografia homônima de Almirante, que era grande amigo de Noel Rosa; ou seja, o texto narra toda a vida do compositor de forma não-linear e recria o clima carioca da Era do Rádio.

Os dados históricos que compõem o espetáculo servem de apoio para retratar um Noel Rosa enquanto pessoa e não o mito musical. Segundo o ator e roteirista Gilson Montblanc – que é habitué do casarão da Escola de Samba Aruc, em Brasília, o musical é o primeiro a ser realizado na capital federal tendo o samba como foco.

Coincidência ou não, a homenagem a Noel acontece poucos meses antes de Brasília ser lembrada na Sapucaí pela Escola de Samba Vila Isabel (escola do Noel Rosa) pela passagem do seu 60º aniversário.

A peça

O espetáculo é uma oportunidade de conhecer o universo do compositor e sambista Noel Rosa. A plateia poderá visitar o que foi o cenário carioca daquela época, já que o cenário será inspirado nos Arcos da Lapa, bairro onde o artista compôs grande parte de suas obras.

Na trilha sonora estão presentes sucessos como “Fita amarela”, “Com que roupa”, “Vamos falar do Norte”, “O orvalho vem caindo”, “Conversa de botequim” e marchinhas de carnavais cantadas pelo cantor e compositor Braguinha.

A peça será encenada ao longo dos meses de novembro e dezembro nos barracões das duas principais escolas de samba de Brasília – Aruc e Acadêmicos da Asa Norte – além dos teatros do Plano Piloto, Taguatinga, e Samambaia.

Serviço: 

Peça: No tempo de Noel Rosa, o musical

Companhia: Cia Teatral Hablado

Autor: Gilson Montblanc

Direção: Rai Melodia

Elenco / imagem destacada: Carlos Neves (Almirante), Gilson Montblanc (Ademar Casé), Marcelo Felga (Braguinha), Yago Queiroz (Cartola), Sérgio Souza (Wilson Batista), Revacy Moreira (Aracy adulta), Júlia Sagatiba (Aracy jovem), Daniel Fernandes (Violão e voz), Jane Azevedo (Ceci), Mônica Fernandes (Margot), Sara Lima (Neyde), Marcelo Dorini (Severino) e Cris Santos (Neidoca)

Iluminação e sonoplastia: Albergue D’Lima

Confira abaixo as datas, horários e locais de apresentação:

09 novembro, às 20h, no Teatro da Praça – Taguatinga

10 novembro, às 15h, na Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte

16 e 17 de novembro, às 20h, no Brasília Shopping

23 e 24 de novembro, às 20h, no Teatro Mapati – Asa Norte

08 dezembro, às 16h, na Aruc – Cruzeiro Velho

13 dezembro, às 21h, no Complexo Cultural Samambaia

Informações: ciateatralhablado@gmail.com ou pelos fones 61 99827-8553 (Gilson) ou 61 98334–1333 (Rai)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.