Categorias
notícia

CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE? Jornada Internacional de Políticas Públicas chega à sua 9ª edição

Com o tema “Civilização ou barbárie: o futuro da humanidade”, a Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp) acontece de 20 a 23 de agosto no campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas da Ufma, a jornada chega à sua nona edição consolidada como um dos principais eventos acadêmicos da instituição. As atividades acontecerão no Centro Pedagógico Paulo Freire.

Constam da programação conferências, mesas redondas, minicursos, mesas temáticas e o lançamento de livros e revistas.

A cerimônia de abertura acontece às 9 horas do dia 20, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, seguida da conferência que tem como título o tema da 9ª Joinpp, com a participação dos professores Atílio Boron (UBA/Argentina) e Mauro Luís Iasi (UFRJ/Brasil). Ainda no primeiro dia acontecerão sessões de mesas temáticas coordenadas da 14h às 20h.

Na quarta-feira (21) ocorre a mesa redonda Crise do capitalismo, neofascismo e as estratégias da classe trabalhadora, com as presenças dos professores Giovanni Fresu (UFU/Brasil), Ricardo Festi (Unicamp/Brasil) e Marcelo Buzetto (CUFSA/Brasil). À tarde acontece a primeira sessão de minicursos (das 14h às 16h), seguida de sessões temáticas de comunicações orais (16h às 19h), do lançamento de livros e revistas (19h) e de uma confraternização entre os participantes da Joinpp.

No dia 22 (quinta-feira) haverá a mesa redonda O processo de democratização do trabalho e da sociedade, com os professores Pierre Cours-Salies (Paris VII/França), Ilse Gomes Silva (Ufma/Brasil) e Olga del Carmen Fernández Rios (Universidade de Havana/Cuba), seguida da segunda sessão de minicursos (das 14h às 16h),  e de sessões temáticas de comunicações orais (16h às 19h).

No último dia do evento (23) acontecem pela manhã sessões temáticas de comunicações orais (das 8h30 às 11h30). Á tarde, a terceira sessão de minicursos (14h às 16h) e a conferência de encerramento, intitulada Centenário de Luxemburgo, uma rosa vermelha para a democratização socialista, com a professora Isabel Maria Frederico Rodrigues Loureiro (UFPR/Brasil) e o professor Flávio Bezerra de Farias (Ufma/Brasil), das 16 às 18 horas. Logo a seguir acontecerá a cerimônia de encerramento.

Mais informações sobre a IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, inclusive sobre as edições anteriores, podem ser visualizadas na página da jornada na internet: http://www.joinpp.ufma.br/index.php.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.