Categorias
notícia

Pré-candidatura de Rubens Junior vale para 2020 e 2022

O deputado federal licenciado e atual titular da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Junior (PCdoB), é um nome firme do governador Flávio Dino para disputar a Prefeitura de São Luís em 2020.

O secretário está turbinado pelo programa Nosso Centro, uma ação planejada para dar visibilidade ao pré-candidato nas asas do conjunto de investimentos previsto para a grande área do Centro Histórico e os seus arredores.

No comando da Secid, Rubens Junior vai pilotar inicialmente R$ 140 milhões do programa Nosso Centro, com a meta de investimentos na recuperação de casarões, educação tecnológica e geração de empregos mediante parceria com o setor privado.

Originário de Matões, com família influente no controle daquele município, Rubens Junior não tem raízes em São Luís. O programa Nosso Centro seria uma forma de conectá-lo à capital por um território que ganhou mais visibilidade publicitária após a decoração das festividades juninas de 2019.

No São João e nas férias de julho as ruas da tradicional Praia Grande (projeto Reviver) passaram a ser visitadas pelos moradores de São Luís em busca do atrativo cenário colorido para as cobiçadas fotografias, gerando uma identidade reforçada pelas imagens entre a população da capital e o Centro Histórico.

O programa Nosso Centro é um caminho para vincular Rubens Junior a um ambiente de São Luís onde transitam formadores de opinião, artistas, produtores culturais e também abriga grandes eventos como o Carnaval e o São João, sem demérito das outras regiões da cidade.

Enfim, o pré-candidato precisa de uma “liga” com a “ilha”, considerando que, até então, é visto como político referenciado nos redutos eleitorais do continente/interior.

Na eleição de deputado federal em 2018 ele foi eleito com 111 mil 584 votos, mas conseguiu apenas 9.320 sufrágios na capital , quase a mesma votação obtida em sua terra natal, Matões – 9.311 votos.

Em São Luís, o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), por exemplo, tem mais identidade com os sentidos da cidade, além da militância.

Rubens Junior é o preferido do PCdoB para disputar a Prefeitura de São Luís, mas várias fontes com trânsito dentro e fora do governo avaliam que o secretário é também um nome pensado para a própria sucessão do governador Flávio Dino em 2022.

O secretário seria, em tese, um político de confiança do governador. Daí, se não der certo para prefeito, pode ascender à condição de candidato à cadeira principal do Palácio dos Leões em 2022.

Cada eleição é um caso, mas a votação de 2018 serve para balizar, em parte, 2020 e os pleitos futuros.

Imagem destacada: Acompanhado de assessores, o secretário Rubens Junior aponta para os casarões no Centro Histórico (Foto: Jasf Andrade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.