Categorias
notícia

Rádio & Literatura: produção de estudantes da Ufma adapta crônicas de Josué Montello

Um encontro entre a literatura e o rádio com base no gênero educativo-cultural. Esse foi um dos resultados da disciplina Produção e Direção de Programa de Rádio no primeiro semestre de 2019, no curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Ao longo da disciplina os estudantes leram várias crônicas do escritor Josué Montello e adaptaram trechos para o rádio.

As crônicas foram retiradas do segundo volume da obra “Josué Montello (Escritores Maranhenses: 1966-1993)”, organizado pela bibliotecária e diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Sousa, lançado em 15 de março de 2019.

Ouça os trabalhos clickando nos links abaixo:

Crônica de Josué Montello sobre Raimundo Magalhães Jr, biógrafo de Arthur Azevedo

Crônica de Josué Montello sobre Joaquim Serra

Crônica de Josué Montello sobre Cândido Mendes

Crônica de Josué Montello sobre Bandeira Tribuzzi

Crônica de Josué Montello sobre Luis Augusto Cassas

Crônica de Josué Montello sobre Maria Firmina dos Reis

Os alunos produziram os programas, com média de 6 minutos, no Laboratório de Rádio do Curso de Rádio e TV, como parte das atividades da disciplina ministrada pelo professor Ed Wilson Araújo e trabalhos técnicos do radialista Saylon Sousa.

As produções foram realizadas pelos alunos e alunas Bárbara Liz, Daniel Teixeira, Geovane Camargo, Janilton Silva, Kaio Lima, Livia Lima, Beatriz Benetti, Lucas Fonseca, Marileide Lima, Valdo Tavares e Vivian Nunes, com participação especial de Brenda Diniz.

Ouça aqui outra produção (especial Marielle Vive) dos alunos da disciplina Produção e Direção de Programa de Rádio no primeiro semestre de 2019.

Sobre o livro

No livro “Josué Montello (Escritores Maranhenses: 1966-1993)” constam 57 crônicas que foram publicadas entre os anos de 1966 a 1993 no Jornal do Brasil, onde Josué Montello tinha uma coluna intitulada Areia do Tempo. Entre as crônicas selecionadas estão presentes escritores que remontam a infância e juventude de Josué Montello, como Antonio Lopes, Dunshee de Abranches, a professora Celina Nina, entre outros, e também os amigos que já faziam parte do mundo literário ou aqueles que estavam iniciando sua trajetória como Gonçalves Dias, Humberto de Campos, Sousandrade, Maria Firma dos Reis, Odylo Costa filho e Nauro Machado.

Imagem destacada de Josué Montello capturada neste site

Uma resposta em “Rádio & Literatura: produção de estudantes da Ufma adapta crônicas de Josué Montello”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.