Categorias
notícia

Trabalho acadêmico de Jornalismo da Ufma aborda os 80 anos do Moto Club

Samir Aranha Serra defendeu na tarde desta quinta-feira (4) o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com o tema “Time de fibra e de garra: caderno especial em comemoração aos 80 anos de futebol do Moto Club de São Luís.”

O TCC, na modalidade projeto experimental, contem abordagem teórica e peça prática – um caderno especial para jornal impresso com 12 páginas, colorido, em formato tabloide – 3. Na sua defesa, Samir Aranha Serra expôs como objetivo do trabalho a “utilização das técnicas de produção do jornalismo para desenvolver um produto midiático na modalidade caderno especial, apresentando um panorama histórico dos 80 anos de participação do Moto Club de São Luís no futebol maranhense”, explicou.

A pesquisa, segundo Serra, visou conectar a proposta editorial e gráfica com os elementos identitários do time e “desenvolver uma diagramação alinhada à proposta do caderno, com destaque às cores, fontes e fotografias que ilustrem adequadamente a grandeza do time ora apresentado”, detalhou.

Capa do caderno especial apresentado no TCC de Samir Aranha

Os títulos das matérias de cada página foram apropriados dos versos que formam o hino do Moto Club, como: “seus nomes vivem em nossos corações e nos lábios de muitos torcedores”; “campeão de feitos gloriosos, de heroísmo sem par e de coragem”; e “Moto Club de tantas tradições, colocado entre grandes vencedores”.

As 12 páginas do caderno especial contemplam matérias alusivas ao surgimento e consolidação do Moto Club, resgata os principais fatos e títulos sobre a história do time, entrevista com o ex-presidente da agremiação (jornalista Célio Sergio), traça um perfil dos grandes craques do “Papão” e das torcidas organizadas, além de uma crônica sobre as paixões de um torcedor.

O caderno especial sobre o Moto Club acrescenta à produção acadêmica uma peça prática relevante para a memória de um dos times mais tradicionais do futebol maranhense, sendo também um trabalho relevante para o cenário do jornalismo esportivo no Maranhão.

A banca examinadora foi integrada pelos professores doutores Carlos Agostinho Couto, Bruno Ferreira e Ed Wilson Araújo (orientador).

Samir Aranha exibe o caderno especial, avaliado pelos professores
Ed Wilson Araújo, Carlos Agostinho Couto e Bruno Ferreira

Sobre o autor

Samir Aranha Serra é bacharel em Direito e radialista com registro no Ministério do Trabalho. Ele já atua como jornalista e tem experiência em redação e assessoria. Foi editor-chefe de O Imparcial (2016-2017), coordenador de social media na Agência Piguara, atendendo campanhas de Edivaldo Holanda Junior (2012), Edmilson Rodrigues (Belém, 2012) e Fernando Collor (Alagoas, 2014).

Samir no café, bebida predileta de muitos jornalistas

Atuou ainda como jornalista da Assembleia Legislativa da Paraíba (2018) e na Assessoria de Imprensa no evento de lançamento do livro de Manuela D’Ávila, em São Luís (2018). Tem matérias publicadas no portal Vermelho, O Estado de Minas e Correio Braziliense. Foi assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, no Maranhão, entre 2013-2014.

2 respostas em “Trabalho acadêmico de Jornalismo da Ufma aborda os 80 anos do Moto Club”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.