Categorias
notícia

Iema lança Torneio Internacional de Robótica

Referência internacional na robótica, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) anunciou na tarde desta quinta-feira (21), no auditório do Palácio dos Leões, o lançamento oficial do Torneio Internacional de Robótica (ITR), que acontece no Golden Shopping, no período de 26 a 30 do mês de junho, das 10h às 18h. O evento contará com a presença dos representantes dos “Clubinhos da Robótica” de diversos municípios do Maranhão como São Mateus, Cantanhede, Caxias, Codó, Coroatá, Santa Rita e São Luís.

A competição é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, na Paraíba. Apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para essa etapa (o internacional), em conjunto com campeões do TJR das edições da Argentina e Uruguai. As equipes passaram por etapas estaduais e nacionais até serem classificadas para a disputa internacional. Os estudantes precisam comprovar conhecimento ao encarar desafios que envolvem dança, resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a robótica é um elemento de inovação do modelo do Instituto. “Nossa classificação é resultado de esforços dos estudantes e professores. Ano passado conquistamos uma classificação mundial, e este ano trouxemos mais uma. Isso consolida um trabalho muito intenso dos professores junto aos estudantes, que agora projetam o Maranhão para o mundo”, disse.

Segundo o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do Iema, Fábio Aurélio do Nascimento, a participação no evento representa a solidificação do trabalho do Instituto na robótica. “Este ano, o Iema chega com uma grande equipe e bem estruturada. É muito importante a participação dos nossos estudantes, pois representa a consolidação do trabalho desenvolvido nas unidades. Participamos pela primeira vez em 2017 na Paraíba, em 2018 na cidade de Guarulhos, em São Paulo, e este ano queremos alcançar entre quatro e cinco títulos”, destacou o coordenador acrescentando que a competição premia as melhores equipes do Brasil. “O Iema hoje chega como favorito dessa competição, e é importante para os alunos, pois essa visibilidade é resultado de muito trabalho e esforço que eles vêm desenvolvendo junto com os professores ao longo do ano”, acrescentou.

A competição, além das modalidades, abrigará uma categoria para que os “Clubinhos da Robótica” possam competir. O Iema participa com seis equipes, sendo três da unidade plena de São Luís e três da unidade de Pindaré-Mirim. Como a competição acontece no período junino contará com apresentações culturais no encerramento do evento, a primeira atração cultural será do Boi Barrica.

Conheça os “Clubinhos da Robótica”

A iniciativa compreende uma Rede que, aliada aos municípios, promove ações voltadas para crianças do 9º ano que fazem ensino fundamental na rede municipal de ensino e têm como objetivo divulgar a robótica em todo o Estado. Ao todo 12 municípios fazem parte dos Clubinhos (São Mateus, Cantanhede, Caxias, Codó, Coroatá, Santa Rita, São Luís, São Bento, Tasso Fragoso, Gonçalves Dias, Axixá e Rosário), eles receberam kits de robótica para começar a desenvolver a temática com os clubes em suas escolas.

Imagem / divulgação: Um dos protótipos construídos pelos estudantes do Iema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.