Casa D’Arte recebe exposição fotográfica “Crianças Tentehar” e show com Djuena Tikuna

No próximo domingo, 17 de fevereiro, o Quintal Cultural, do Casa d’Arte Centro de Cultura, homenageia os povos indígenas através do evento (R)existência, com a abertura da exposição “Crianças Tentehar”, do fotógrafo Taciano Brito, show musical da cantora Djuena Tikuna, roda de conversa com o Povo Tremembé e lançamento do trailer do filme “Iwazayzar: Guardiões da Natureza”. Artesanatos Tikuna estarão à venda durante todo o evento.

A exposição

Nessa exposição, Taciano Brito traz como principal estética fotográfica o portrait, gênero na pintura ou na fotografia onde a intenção é descrever um sujeito humano, que normalmente pode ser inspirado pela admiração ou carinho do artista pelo “objeto”.

Djuena Tikuna canta a natureza. Foto: Diego Jonatã

Na exposição “Crianças Tentehar”, a admiração e o carinho transmitem bem o sentimento que o fotógrafo tem pelos povos originários, trazendo com sensibilidade recortes da sua passagem pela ancestral Festa do Mel, em agosto de 2017, quando dava início à jornada do seu longa-metragem: “Iwazayzar – Guardiões da Natureza”.

Roda de Conversa

O evento tem ainda bate-papo com o Povo Tremembé sobre suas experiências de resistência nos municípios de Raposa e São José de Ribamar, suas histórias e costumes.

Música ao pôr do sol

A cantora do povo Tikuna, Djuena, é uma artista da Amazônia, da região do Alto Solimões. Filha de Nutchametükü e Tochimaüna. Nasceu em Umariaçu, onde o rio “banzeira as  fronteiras” do Brasil, Peru e Colômbia. Djuena, “a onça que pula no rio”, canta a cultura do seu povo, mantendo viva a sua história.

O álbum Tchautchiüãne, primeiro disco de Djuena, foi indicado ao Indigenous Music Awards, a maior premiação mundial da música indígena, que acontece em Winnipeg, no Canadá.

Djuena Tikuna encanta quando provoca o público a entrar em contato com sua ancestralidade, participando assim de um ritual de celebração, como uma revoada de pássaros multicoloridos, entoando canções de resistência e liberdade.

Programação:

16h – Abertura da Exposição fotográfica Crianças Tentehar, de Taciano Brito

17h – Roda de conversa com o Povo Tremembé

18h – Show musical com a cantora Djuena Tikuna

SERVIÇO

QUINTAL CULTURAL NO CASA D’ARTE

Domingo, 17 de fevereiro, a partir das 16h.

A entrada é gratuita. Cachê colaborativo (contribua com o que quiser ou puder).

Local: Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 9, Raposa-Maranhão (rua em frente à clínica Ruy Palhano).

Informações: www.casadarte.art.br/blog

(98) 99974-9366 / (98) 98160-9188

Imagem destacada: Taciano Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *