Categorias
notícia

Casa d’Arte recebe Boi de Guimarães em apresentação ao pôr do sol

O Quintal Cultural, do Casa d’Arte Centro de Cultura, deste domingo, 24 de junho, recebe o Bumba-meu-boi de Guimarães e o Tambor de Crioula Benção Divina de São Benedito, para uma apresentação ao pôr do sol, neste Dia de São João.

Sobre o grupo – O Bumba-meu-boi de Guimarães, que é um dos grandes expoentes do sotaque de zabumba, é procedente do Quilombo de Damásio, localizado na zona rural da cidade de Guimarães, interior do Maranhão. O Boi de Guimarães existe há pelo menos três gerações (mais de 70 anos), quando os avós do Sr. Marcelino Azevedo, presidente do grupo falecido em 2016, brincavam o Boi, enfeitavam o novilho a ser ofertado a São João Batista como um pagamento a uma dádiva alcançada.

Essa prática ancestral afirma a importância de “brincar” (termo nativo que significa participar de um folguedo) e de representar a ascendência negro-africana de parcela significativa da população brasileira, tanto na sua constituição demográfica quanto na sua constituição cultural. Atualmente, o grupo é formado por aproximadamente 100 brincantes da comunidade, acompanhados de suas famílias que também participam do processo, seja na assistência ou na produção e apoio do grupo.

As misturas e matizes culturais de diversas etnias africanas, ameríndios e europeus foram reelaborados em saberes e fazeres no Boi de Guimarães que traduzem pertencimento a uma identidade e resistência cultural de um povo excluído dos processos sociais e econômicos dominantes.

Em 2018, o grupo completa 47 anos de existência institucional, como “Associação Cultural e Folclórica Vimarense”. Desde então, o Boi mantém a tradição de apresentar sua arte todos os anos na capital, São Luís. Enfrentando várias dificuldades (com transporte de barco e ônibus, alimentação e alojamento para os integrantes, falta de incentivo do poder público municipal, entre outros), desloca-se de Guimarães, no dia 23 de junho (véspera de São João), após o ritual de batismo realizado no terreiro da comunidade.

Campanha de Arrecadação

O Casa d’Arte Centro de Cultura criou uma campanha de arrecadação financeira para a cobrir a logística da viagem do Grupo à São Luís, que irá auxiliar no transporte, alimentação e alojamento. Para participar existem duas formas:

– doando através do site do Casa d’Arte Centro De Cultura, no link https://www.casadarte.art.br/boi-de-guimaraes

– doando pessoalmente no dia 24 de junho, durante a apresentação do grupo, no Casa d’Arte Centro de Cultura

Apresentação

A apresentação começa às 16h com o Tambor de Crioula Benção Divina de São Benedito seguida de discotecagem com o Produtor Cultural Wagner Heineck e apresentação do Bumba-meu-boi de Guimarães. A Casa ainda conta com um cardápio de “comidinhas criativas” elaborado pelo Chef Thiago Brito.

Entrada gratuita. Contribuição voluntária (Doe quanto quiser ou puder)

SERVIÇO

Quintal Cultural recebe o Bumba-meu-boi de Guimarães e o Tambor de Crioula Benção Divina de São Benedito

Data: 24/06/2018

Horário: a partir das 16h

Entrada Franca – Cachê colaborativo (doe quanto quiser/puder)

Local: Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 09 – Raposa / MA (Rua em frente à clínica Ruy Palhano)

Informações: Informações: www.casadarte.art.br

(98) 99974-9366 / (98) 98160-9188

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.